- Aos próximos alunos que pretendem se formar, por favor, caso indiquem um professor que não seja do instituto, anexar o currículo deste para melhor análise do COAA.
- A COPPE está expandindo as suas disciplinas e algumas serão oferecidas para nosso curso a fim de aumentar o interesse dos alunos por essa área. Ainda não estão definidas quais serão, mas algumas que já existem irão mudar de professor ou mudar métodos de ensino.
- Para quem está com problemas em programação e deseja saber um pouco mais sobre algumas modificações aí vai uma breve explicação sobre as matérias:
- Pascal é lecionado pelo professor Gandra somente como uma introdução a programação, sendo assim, ele também irá dar uma introdução a sistemas operacionais para que as outras disciplinas de programação utilizem ambiente Linux, que é gratuito e muito útil para o meio acadêmico.
- Python foi uma opção usada para demonstração de linguagem orientada a objeto e inserção desse conceito na vida do biofísico.
- Não foi utilizado como opção as 2 linguagens supracitadas C e C++, respectivamente, pois são ambientes voltados para pessoas que "sabem o que estão fazendo" e não para iniciantes, como a maioria de nós somos ao entrar na faculdade.
- Padronização de Bioestatística (Gilberto), Modelagem Respiratória (Alysson), Modelagem Neural (Luís Alfredo) e outras disciplinas que tem a ver com bioinformática para utilização do pacote R, que é um pacote estatístico livre e gratuito que permite fazer tudo que MatLab, Scilab, Excell ou Prism conseguem fazer.
- Disciplina de Processamento de Imagem terá nova linguagem para se adaptar aos padrões anteriores, trocando o VisualStudio por MonoDevelop talvez.
Algumas matérias que eu me interessaria que tivessem nas optativas da biofísica são:
ResponderExcluirFísica Experimental I, II, III e IV
Cálculo III e IV
Fisiologia Vegetal
Anatômia Vegetal
Biologia Tecidual (Morfologia Vegetal)
Anatômia.